Desenvolvimento das Competências Linguísticas versus Sucesso Escolar – intervenção em alunos de Percursos Curriculares Alternativos

Ana Teresa Almeida Santos

Resumo


Este estudo tem como objectivo promover o desenvolvimento de competências metacognitivas em doze alunos de uma turma de Percursos Curriculares Alternativos. De acordo com o Programa de Português do Ensino Básico (2009), a aprendizagem e o domínio do português encontram-se directamente relacionados com o sucesso escolar, pois condicionam a aprendizagem dos alunos nas diversas disciplinas.A intervenção foi realizada através da realização de trinta fichas de trabalho, onde foram exercitadas a consciência fonológica, linguística e ortográfica, bem como foram realizadas actividades de escrita. Os resultados foram avaliados através de composições e ditados, tendo sido realizados ao longo da intervenção quatro ditados e três composições.Os resultados revelaram que os sujeitos melhoraram o seu desempenho ao nível das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da ortografia, pois reduziram o número de erros ortográficos nos ditados e composições. Na produção textual alguns dos sujeitos da amostra também apresentaram melhores resultados.

Palavras Chave: Percursos curriculares alternativos;  Ensino do português; Competências linguísticas; Desenvolvimento da linguagem.

Abstract
The aim of the present study is to promote the development of metacognitive skills of twelve students who are part of an Alternative Pathways Curriculum class. According to the Basic Education Program for Portuguese Mother Tongue (2009), learning and mastering Portuguese is directly related to school success, because they condition the learning of students in various disciplines. The project consisted of thirty worksheets, which students worked on, and which were meant to train phonological and linguistic awareness, spelling and writing. Results were tested through three compositions and four dictations. Results show that students improved performance in terms of language skills,  in what regards  spelling, as they did fewer spelling mistakes than before both in compositions and in dictations.  Some students also showed improvement in text production.

Keywords: Alternative curricular paths; Portuguese language teaching; Language skills; Language development.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.