A Pedagogia Social/ Educação Social nos meandros da comunidade e da escola

Ernesto Candeias Martins

Resumo


O conteúdo argumentativo aprofunda os aspetos fundamentais, da tríade: ‘pedagogia social’, ‘comunidade’ (perspetiva situacionista sem descorar o global) e ‘escola’, todos eles em mudança no seu modelo (concetual), ajustando-se aos novos cenários, contextos e exigências da sociedade do conhecimento. Há, pois, uma inter-relação entre aqueles três conceitos, no contexto das realidades atuais (globalização e desenvolvimento/formação do ser humano) e das perspetivas futuras do seu desenvolvimento. O autor estabelece na sua abordagem hermenêutica quatro pontos fulcrais: analisa, ao nível epistemológico ou concetual (semântico dos conceitos), os termos implicados no estudo (pedagogia social, educação social, escola, comunidade), situando-se no terreno epistemológico das ciências da educação; discorre sobre a relação entre pedagogia social (aspeto teórico) e educação social (aspeto prático), intentando interpretar a prática da ação pedagógico – social (intervenção); e a educação social no contexto escolar e os seus desafios. Toda a sua argumentação insere-se na perspetiva da pedagogia social, admitindo que a ‘pedagogia’ mantém a sua identidade como área científica independente, tendo na normatividade o seu princípio irrenunciável da sua justificação epistemológica no saber fazer. Daí que conceba a pedagogia social como a ciência social e pedagógica que elabora fundamentos teórico-práticos para explicar os processos socioeducativos.

Palavras-Chave: Intervenção social escolar; Educação social; Pedagogia social; Comunidade; Escola.

Abstract

The content of the article reflects and deepens the fundamental aspects of articulation of the triad ' social pedagogy/social education ', ' Community ' and ' school ', all these elements are  changing in their own models, adjusting to new scenarios, contexts and demands of the knowledge society. The author establishes a reflective and Hermeneutics approach based on four key points: at the level of semantics of the concepts, standing on the ground  of epistemological educational sciences; relational between social pedagogy (theoretical aspect) and social education (practical aspect), trying to interpret the practice of action (intervention) of the social educator (mediator); and the function of social education in the school context and its challenges. Social education  characterizes the person as a social being, formed on the basis of unique possibilities for improvement and socialization. It is the responsibility of the social educator to be the mediator in the integration of the individual in different environments or contexts. The entire argument is inserted from the perspective of social pedagogy, on the assumption that the ' pedagogy ' retains its identity as independent scientific area, in which normativity is its fundamental principle, in an attempt of epistemological justification of ' know-how '. So, the social pedagogy is conceived as  social and pedagogical science that develops practical-theoretical underpinnings to explain those processes.

Keywords: School social intervention; Social education; Social pedagogy; Community; School.


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