Estudo de Caso – A Interpretação do Desenho Infantil

Sebastião Ferreira Santos

Resumo


Numa sociedade em que procuramos encontrar certezas e formas de resolver as nossas preocupações do dia-a-dia. Tal, quando queremos a todo o custo aliviar e compreender a forma de pensar das nossas crianças, vão surgindo instrumentos que pela sua simplicidade passam despercebidos mas que podem ser muito úteis àqueles que trabalham diariamente com as crianças. O objectivo deste estudo foi identificar e compreender a utilização do desenho infantil e do genograma como ferramentas de trabalho para uma possível intervenção. Assim, foi possível avaliar de forma directa e indirecta o estado afectivo da criança e a forma como ela se coloca nos diferentes contextos diários.

Palavras-chave: Interpretação, Análise, Desenho Infantil.


Abstract

Contemporary societies look for certainties and ways to solve common daily concerns. There are very simple tools around us that most of the times remain hidden because they are very simple. These tools are ways into understanding how children think and ways into easing their thinking.  The present study aims at identifying and understanding the use of children's drawings as a working tool for intervention. Children’s drawings allow to directly and indirectly assess the child's emotional state as well as the child’s positioning in  several daily routines.


Keywords: Interpretation; Analysis; Children's Drawing.

 


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.