Âmbito

Periodicidade: A publicação da revista é anual, podendo haver números especiais para além da publicação regular.

Secções: Os números terão uma temática central, sendo que os artigos deverão apresentar a atualidade da investigação, projetos de investigação, de intervenção prática, de I&D ou outros. A revista poderá tambem integrar uma Secção VARIA.

Áreas principais: Educação e formação, artes e humanidades, ciências sociais, ciência-tecnologia-sociedade, desporto e bem estar. Estas áreas, podendo ser abordadas em vertentes teóricas e/ ou práticas, relacionam-se com as formações que a Escola Superior de Educação promove ao ní­vel de cursos de 1º e 2º Ciclos. Nº de 2013.

TEMA CENTRAL: “Intervenção em comunidade: perspetivas socioeducativas”

a) Animação cultural em comunidades como intervenção socioeducativa;

b) Património comunitário e educação formal, não formal e informal (museus, quintas pedagógicas, clubes, redes sociais, como facebook, twitter, blogs…);

c) Intervenção na comunidade escolar e grupos de risco;

d) Territorialização de políticas educativas;

e) Teorias e/ ou práticas de áreas científicas/ disciplinares (artes, ciências, ciências sociais, desporto, línguas, literatura, …) numa perspetiva socioeducativa.

2. VARIA

Regras de publicação: Os artigos devem ser inéditos. Os artigos podem ser escritos em português, espanhol, inglês e francês.

Resumo: 250-400 palavras (1400 a 2250 caracteres incluindo espaços), obrigatoriamente em português e inglês, independentemente da língua em que o artigo seja escrito.

3 a 5 palavras-chave.

Extensão dos artigos: 2000 a 4000 palavras (10 000 a 22 000 caracteres incluindo espaços), incluindo as referências bibliográficas (e excluindo o resumo).

O texto escrito a espaço e meio, em carateres Times New Roman, tamanho 12.

O texto não deve incluir negritos e sublinhados. Destaques de palavras ou expressões devem estar em itálico. Quadros e figuras (em ambiente windows, qualquer programa) devem ser apresentados no corpo do texto, na sequência correta.

Notas – Corpo 9, numeradas sequencialmente e colocadas no final do texto.

As citações ao longo do texto, devem seguir as normas mais recentes do Publication Manual da American Psychological Association (APA). A lista de referências bibliográficas deve ser organizada alfabeticamente também segundo as normas da APA.

Direitos de autor: A revista detem todos os direitos autorais sobre a edição dos trabalhos aceites; não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões emitidas pelos autores.

Políticas de Secção

FICHA TÉCNICA

Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

EDITORIAL

TEMATICA

Editores
  • Paulo Afonso
  • Fátima Jorge
Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

VARIA

Outros artigos

Editores
  • Paulo Afonso

Processo de Revisão por Pares

Será sempre feita uma revisão “cega” de cada artigo por duas pessoas da Comissão Científica, ou outras especialmente convidadas, no caso de haver especificidades que o justifiquem.

Em caso de discordância dos revisores a decisão final será da responsabilidade do diretor da revista.

Os artigos serão enviados ao(s) revisor(es) para avaliação e, posteriormente, será dado conhecimento aos autores sobre a decisão tomada e sobre eventuais correções a efetuar.

A identificação de autoria do artigo é sempre removida do ficheiro, garantindo desta forma o critério de sigilo do autor perante os revisores.

educare/ educere publica-se uma vez por ano, em outubro.